Novidades na BECREAP!

|

« O amor de um animal de companhia torna-nos mais humanos, mais sensíveis e mais tolerantes» José Jorge Letria

Entre Cães e Gatos



José Jorge Letria é jornalista, poeta, dramaturgo e ficcionista, tendo sido distinguido com vários prémios ao longo da sua carreira. Ao escrever este livro, José Jorge Letria quis deixar registada a memória de uma partilha que nunca precisou da matéria-prima das palavras para se cumprir. Talvez seja mesmo verdade que só descobrimos a nossa capacidade de amar e ser amados quando um animal entra na nossa vida para nos conquistar o coração Partilhe as memórias do homem que confessa: «Com amigos assim, a vida tem outro sabor.»


Concurso Nacional de Leitura

|

A exemplo dos anos anteriores, a biblioteca escolar da ESAM assegura a 1ª fase do  Concurso Nacional de Leitura.  Este concurso, promovido pelo PNL,  tem como principal objectivo estimular práticas de leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico. 

Se és aluno do 7º, 8º ou 9º ano, desafiamos-te , este ano a ler as seguintes obras:

Uraçá, o Índio Branco de Deana Barroqueiro
Uraçá, O Índio Branco relata a descoberta do Brasil, tendo como documento-base a Carta de Pêro Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel. No ano de 1500,tempo de Descobrimentos e rivalidades com Castela e outras nações da Europa, Lisboa fervilha de espiões cujos serviços são pagos a peso de ouro. Gonçalo descobre um crime de alta traição e, para salvar a vida, tem de partir na armada de Pedro Álvares Cabral, onde sofre o destino terrível dos grumetes nas naus a caminho da Índia. Aí, é perseguido pelos seus inimigos que lhe preparam uma armadilha de que dificilmente poderia escapar sem a ajuda de uns novos e inesperados amigos, os Tupi – uma tribo de gente nua, de uma raça nunca antes vista, com a pele cor de cobre, coberta de pinturas e de penas –, encontrados numa terra intocada pelo homem dito “civilizado”. Neste novo mundo e entre tão estranho povo, o grumete vai conhecer o amor, sofrer uma dolorosa iniciação e renascer como outro, após uma tremenda batalha dentro si mesmo, como um ser de dois mundos e duas civilizações opostas.
Disponível em: http://www.wook.pt/ficha/uraca-o-indio-branco/a/id/79363

Uma Questão de Cor de Ana Saldanha
Quando a prenda de Natal é um computador, quem quer saber do trabalho de casa de Matemática? Todos os momentos livres são necessários para jogar uns jogos malucos.
Os pais da Nina é que não concordam. Nem o Danny, o primo que vem viver para casa dela.
Por que teve o Danny de mudar de escola? O que fazer em casos de ataques de criancice? E quando há falhas no sistema? E o Vítor, por que começa a comportar-se de forma tão palerma? Será que os amigos da Nina não compreendem que somos todos diferentes, mas todos iguais?


Disponível em: http://www.wook.pt/ficha/uma-questao-de-cor/a/id/58156

Se és aluno do 10º, 11ºou 12º ano, propomos-te a leitura das seguintes obras:


 Mataram o Sidónio! de Francisco Moita Flores
O assassínio do Presidente da República Sidónio Pais, ocorrido em 1918, é um mistério. Apesar de a polícia ter prendido um suspeito, este nunca foi julgado. A tragédia ocorreu quando Lisboa estava a braços com a pneumónica, a mais mortífera epidemia que atravessou o séc. XX e, ainda, na ressaca da Primeira Guerra Mundial. A cidade estava exaurida de fome e sofrimento. É neste ambiente magoado e receoso que Sidónio Pais é assassinado, na estação do Rossio, em Dezembro de 1918.
Francisco Moita Flores constrói um romance de amor e morte. Fundamentado em documentos da época, reconstrói o homicídio do Presidente-Rei, utilizando as técnicas forenses e que, de certa forma, continuam a ser reproduzidas em séries televisivas de grande divulgação sobre as virtualidades da polícia científica.
Os resultados são inesperados e Mataram o Sidonio é um verdadeiro confronto com esse tempo e com as verdades históricas que ao longo de décadas foram divulgadas. O leitor percorre os medos e as esperanças mais fascinantes dessa Lisboa republicana que despertava para a cidade que hoje vivemos. E sendo polémico, é terno, protagonizado por personagens singulares. Considerado um dos mestres da técnica de diálogo, Moita Flores provoca no leitor as mais desencontradas emoções que vão da gargalhada hilariante ao intenso sofrimento. Um romance que vem da História. Uma história única para um belo romance.

Disponível em: http://www.wook.pt/ficha/mataram-o-sidonio-/a/id/6674139

As Pequenas Memórias de José Saramago

As Pequenas Memórias são um livro de recordações que abrange o período entre os quatro e os quinze anos da vida de José Saramago. O autor tinha As Pequenas Memórias na cabeça há mais de 20 anos, por isso a altura para o escrever era esta: "Queria que os leitores soubessem de onde saiu o homem que sou".
Saramago permaneceu muito ligado ao menino que foi, e surpreendeu-se com a profusão de lembranças que guardava da infância e adolescência. (…) Revela ter sofrido ao escrever certos trechos deste livro, "porque algumas coisas que conto são dolorosas. Recordações familiares que não são agradáveis, que me tocaram negativamente; podia tê-las omitido, mas não podia dar uma visão idílica de tempos que de idílicos não tinham nada. Isso causou-me dor. E por vezes bloqueou-me".

Disponível em:http://www.josesaramago.org/saramago/detalle.php?id=131


Boas Leituras!Boas Leituras!Boas Leituras!Boas Leituras!Boas Leituras!Boas Leituras!Boas Leituras!




"Hamlet sou eu" - turmas do 7º ano no teatro Viriato em Viseu

|

Hamlet sou eu

Esta performance do Teatro Praga propôs um desafio de descoberta e representação de possíveis “cenários” teatrais para a história da peça Hamlet de William Shakespeare. A Cláudia Jardim e o Diogo Bento contaram a história aos alunos do 7º ano A e B, envolvendo-os na narrativa e propondo-lhes uma participação activa. Muito activa, mesmo. Hamlet sou eu. Não, não, eu é que sou!

Seguiu-se uma viagem fantástica até ao palco, onde, com a ajuda da música, das luzes, dos adereços e … da Cláudia e do Diogo (muita ajuda!), se recontou a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando o seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida usurpou o trono casando-se com a mãe de Hamlet.







Concepção - Cláudia Jardim, Diogo Bento e Pedro Penim
Interpretação - Cláudia Jardim e Paulo Bento

21st Century Skills, Literacies & Fluency

|

Check out this SlideShare Presentation:

Literacia estatística

|


O ALEA - Acção Local Estatística Aplicada - constitui-se no âmbito da Educação, da Sociedade da Informação, da Informação Estatística, da Formação para a Cidadania e da Literacia Estatística como um contributo para a elaboração e disponibilização de instrumentos de apoio ao ensino da Estatística para os alunos e professores do Ensino Básico e Secundário, tendo como principal suporte um sítio na web.

Melhorar a literacia estatística é, assim, uma condição importante para, por um lado, garantir uma melhor prestação de um serviço de utilidade pública e, por outro lado, fomentar ambientes e experiências de aprendizagem diversificados recorrendo às novas tecnologias de informação.

Intervenientes
O ALEA nasceu de um projecto conjunto da Escola Secundária Tomaz Pelayo e do Instituto Nacional de Estatística, tendo evoluído para uma realidade em que a Direcção Regional de Educação do Norte incorporou o núcleo das entidades que o dinamizam.

A supervisão científica é assegurada pela Profª Doutora Maria Eugénia da Graça Martins, docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em particular, é de destacar, os cursos de Noções de Estatística e de Noções de Probabilidades (em desenvolvimento), cujos conteúdos são da sua autoria e seguem o programa oficial de Matemática do ensino secundário.


A Alice chegou hoje

|

Cinema na BECREAP



Aqui podes ler uma tradução para português da obra de Lewis Carroll (1832-1898), escritor e matemático inglês.  http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/alicep.html

TEDxLisboa - António Barreto - "Números e Ideias"

|

Afinal, os Números podem mentir!
Como combater a manipulação estatística?

 

©2009 ESCOLA SECUNDÁRIA ALVES MARTINS | Template Blue by TNB