|

LA CHANDELEUR - SABES O QUE SIGINFICA ?

Chandeleur é uma palavra francesa que vem do latim candela, sendo retomada na expressão festa candelarum, festa das candeias .

No dia 2 de Fevereiro, festeja-se em França a festa das candeias. A tradição, de origem religiosa, transformou-se hoje num alegre convívio familiar à volta do famoso crepe francês.

Os Franceses têm centenas de histórias ligadas aos crepes, que surgiram no tempo dos romanos, passaram pela época dos primeiros cristãos e resistiram inalterados na sua forma e composição até aos tempos modernos.

Em muitas regiões os camponeses tinham o costume de deixar um crepe aberto na cozinha para atrair sorte e afastar o fantasma da fome. É que os crepes, pelo seu formato e cor, lembravam as moedas de ouro usadas na época, os famosos "luíses", cuja denominação se referia aos diversos reis com o nome "Luís" que a França conheceu. Não tendo um "luís" real, tinham o crepe.

Também há quem diga que o formato e a cor do crepe lembram o sol e a luz que se festeja nesse dia. Nas igrejas, as tochas são substituídas por círios benzidos que são mantidos acesos para afastar o mal, as trovoadas, a morte... e proteger as sementeiras.

Em torno dos crepes existem engraçadas superstições. Uma delas é tentar lançá-lo para o ar, segurando a frigideira com a mão direita, e uma moeda na mão esquerda. Se o crepe cair direitinho para a frigideira, serão garantidas ao felizardo equilibrista melhores oportunidades, riqueza e prosperidade para todo o ano.

Em França, é típico, neste dia (2 de Fevereiro), a confecção de crepes, recheados com açúcar, canela ou, para os mais gulosos, com chocolate e todo o tipo de doces... Sobre os crepes, diz-se que a sua forma e a sua cor evocam o Sol que regressa, finalmente, após uma longa e fria noite de Inverno.

A Professora Fausta Ferreira e os alunos do 7º A dar-nos-ão a provar os deliciosos crepes da Candelária no bar da ESAM . Vem provar!



0 comentários:

 

©2009 ESCOLA SECUNDÁRIA ALVES MARTINS | Template Blue by TNB