N E V E R E N D I N G C I N E M A
Cinema, pedagogia, interacção. Eis a trilogia perfeita no trilhar do caminho para o sucesso dos aprendentes de Língua Inglesa, na ESAM. E porquê? Perguntar-se-á o leitor-aluno, interessado no reforçar da sua motivação intrínseca e consequente transformação da mesma em produto actuante, na transposição do saber “passivo” em praxis inegável do despertar cognitivo. E porquê? Perguntar-se-á o leitor-professor, interessado no desempenho máximo dos seus grupos-turma. A resposta a estas questões parece habitar na postura atitudinal do aluno, visível em contexto pedagogicamente “diferente”. O indubitável grau de ludicidade, os vários níveis sociais, culturais, e, claro!, linguísticos, decorrentes do visionamento de filmes, em conformidade com a vertente temática objecto de estudo, apreendidos pelo aluno, sustentam, e, em larga medida, contribuem para o alavancar das suas capacidades culturais e intelectuais. Desta realidade devidamente contextualizada resulta um entretecimento pedagógico salutar, uma dialéctica aluno-aluno, aluno-professor, amplamente evidenciada.
Enquanto documento que encerra possibilidades várias de estudo, o filme afigura-se o trampolim que faltava ao aluno, o qual, não usufruindo desta mais-valia, se manteria unicamente “activo” na sua letargia distantemente envergonhada… Afigura-se, ainda, o duplo salto para o aluno que, já per se motivado, tem uma oportunidade outra de visibilidade acrescida. É neste contexto activo, neste dialogismo pedagógico-cultural que o aluno se (re)procura enquanto ser intelectualmente crítico, capaz de (des)construir realidades outras, de percepcionar os verdadeiros nexos inter-semióticos inerentes às várias manifestações sociais, culturais e artísticas que povoam o nosso imaginário colectivo. Em suma, eis aqui conjugados motivação, interacção, apreensão, vectores-chave no crescimento global dos nossos aprendentes.
As one would say, may the FORCE be with us all, citizens of the world and entrepreneurs of KNOWLEDGE!!!!
Cinema, pedagogia, interacção. Eis a trilogia perfeita no trilhar do caminho para o sucesso dos aprendentes de Língua Inglesa, na ESAM. E porquê? Perguntar-se-á o leitor-aluno, interessado no reforçar da sua motivação intrínseca e consequente transformação da mesma em produto actuante, na transposição do saber “passivo” em praxis inegável do despertar cognitivo. E porquê? Perguntar-se-á o leitor-professor, interessado no desempenho máximo dos seus grupos-turma. A resposta a estas questões parece habitar na postura atitudinal do aluno, visível em contexto pedagogicamente “diferente”. O indubitável grau de ludicidade, os vários níveis sociais, culturais, e, claro!, linguísticos, decorrentes do visionamento de filmes, em conformidade com a vertente temática objecto de estudo, apreendidos pelo aluno, sustentam, e, em larga medida, contribuem para o alavancar das suas capacidades culturais e intelectuais. Desta realidade devidamente contextualizada resulta um entretecimento pedagógico salutar, uma dialéctica aluno-aluno, aluno-professor, amplamente evidenciada.
Enquanto documento que encerra possibilidades várias de estudo, o filme afigura-se o trampolim que faltava ao aluno, o qual, não usufruindo desta mais-valia, se manteria unicamente “activo” na sua letargia distantemente envergonhada… Afigura-se, ainda, o duplo salto para o aluno que, já per se motivado, tem uma oportunidade outra de visibilidade acrescida. É neste contexto activo, neste dialogismo pedagógico-cultural que o aluno se (re)procura enquanto ser intelectualmente crítico, capaz de (des)construir realidades outras, de percepcionar os verdadeiros nexos inter-semióticos inerentes às várias manifestações sociais, culturais e artísticas que povoam o nosso imaginário colectivo. Em suma, eis aqui conjugados motivação, interacção, apreensão, vectores-chave no crescimento global dos nossos aprendentes.
As one would say, may the FORCE be with us all, citizens of the world and entrepreneurs of KNOWLEDGE!!!!
Men_In_Film
Contributo do G.R. de Línguas Germânicas
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