OS LIVROS TAMBÉM SÃO GENTE!

|

OS LIVROS TAMBÉM SÃO GENTE!
Como se fossem pessoas, encontramo-los casualmente, às vezes. Outras vezes, procuramo-los. Em certas ocasiões, já os conhecíamos de vista, já nos tinham falado deles. Mas formalmente ainda não havíamos sido apresentados. Alguns são famosos, aparecem nas revistas, nos jornais. Outros, discretos, surgem timidamente nas nossas vidas. Algum amigo os traz, esbarramos com eles, quase sem querer, num canto perdido da livraria, do supermercado, da feira de verão. E, por vezes, há empatias!
Alguns sorriem para nós, modernos, atraentes, leves, descontraídos. Outros, graves, severos, afastam-nos ou, às vezes, inspiram o nosso respeito e admiração e atraem-nos por isso.
O nome próprio é importante. Descreve-nos. Cria curiosidades, expectativas. O nome de família também importa. O criador inscreve-se no tempo pelas suas realizações.
A uns conhecemo-los no momento ideal. Dizem o que precisamos ouvir. Com outros existe o desencontro. Quem sabe, talvez, para os reencontrarmos amanhã.
Quando ousamos aproximar-nos, conhecê-los, alguns são a deceção. Não correspondem às primeiras impressões e abandonamo-los pelo caminho. Outros surpreendem-nos por terem tanto para contar-vivências extraordinárias, experiências incríveis, histórias de sempre, ou até de nunca!
Uns são riachos de águas frescas, paisagens tranquilas e amamo-los serenamente porque são a paz. Outros, explosivos, são a aventura, a excitação e prendem-nos, enlouquecem--nos.
De uma forma ou de outra, é preciso ousar a aproximação, abri-los, conhecê-los. Mesmo que seja para concluir que entre nós existe o desencontro.
Num livro, como numa pessoa, há todo um universo por descobrir!

Maria José Aleixo

DIA DA POESIA

|

DIA DA POESIA 

No dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia e da Floresta, a BE/CREAP, em parceria com outras estruturas da escola celebra a efeméride com as seguintes atividades: 

     . Exposição de trabalhos dos alunos do 10º ano, em poesia ou prosa poética, no átrio principal da escola.
     . Recitais de poesia, durante os intervalos.
     . Cinco minutos de poesia e prosa em torno da Natureza, a levar a cabo pelos alunos de Científicos, em visita pelas turmas.
     . Visita à ala de pediatria do Hospital de Viseu, onde serão dramatizados por professores e alunos, textos poéticos, lengalengas e trava-línguas.
     . Projeção aos professores de uma sessão de vídeos, realizados pelos alunos do 12º O, na disciplina de Oficina de Multimédia, sobre a poética de Fernando Pessoa.

LIVROS PROCURAM-SE

|

LIVROS PROCURAM-SE


Como andam as leituras na ESAM?
Alguns livros andam numa roda-viva e outros raramente saem da prateleira.
Entre os autores mais procurados nos últimos tempos pelos nossos jovens encontram-se Robert Muchamore com as suas produções O Traficante, O recruta, Segurança máxima, Olho por olho e O sonâmbulo. Giulia Carcassi também faz furor com o livro Quantas estrelas tem o céu? Muito requisitados andaram também Ilse Losa (O mundo em que vivi), Luis Sepúlveda (História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar), Helena Marques (O último cais) e Arthur Connan Doyle (O cão dos Baskervilles), pelo facto de se tratar de obras escolhidas para a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura. Por razões bem pragmáticas, já que se trata de uma obra em estudo em contexto de aula, tem saído da prateleira o romance de Michel Tournier Sexta-feira ou a vida selvagem. Os nossos alunos (ou alunas) mais crescidos não dão descanso a Nicholas Sparks que tem passeado incessantemente pela mão de O sorriso das estrelas ou de As palavras que nunca te direi e o mesmo se passa com o romântico Paulo Coelho e as suas Valquírias ou O demónio e a senhorita Prym. As últimas descobertas são os jovens escritores João Tordo (Bom inverno), José Luís Peixoto (Abraço) e Valter Hugo Mãe (A máquina de fazer espanhóis), que já cativaram um público específico e bem definido na nossa escola, sobretudo entre os professores, os alunos mais maduros e, imagine-se, até entre os pais dos alunos.
Continuação de boas leituras.

Easter Bonnet Parade

|


A chegada da primavera foi celebrada na BE/CREAP com a exposição de chapéus dos alunos do 7ºano da disciplina de Inglês, dando expressão a uma tradição britânica, que se estendeu aos nossos dias e que recebeu  visibilidade na famosa  Easter Bonnet  Parade, em Nova Iorque.


ALUNA PREMIADA

|

ALUNA PREMIADA

No dia 29 de fevereiro, a BE/CREAP acolheu a turma B do 10º ano que testemunhou a entrega de um diploma e de um prémio, atribuídos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, à aluna Beatriz Carvalho Gomes.
Tendo respondido, durante a frequência de um curso da Universidade Júnior, a um teste de cultura geral, a aluna destacou-se dos outros participantes e, entre várias centenas de jovens, alcançou um honroso primeiro lugar.
Foi com muito agrado que a direção da escola recebeu a representante da Universidade supra citada que felicitou a aluna, tecendo-lhe elogiosos comentários. Todos nos orgulhamos de ter entre nós alunos ativos, cultos e empenhados.
Parabéns à Beatriz e votos de um feliz percurso.


O FILME DO MÊS (MARÇO) - SUGESTÃO CINEMATOGRÁFICA

|


O LIVRO DO MÊS (MARÇO) - Sugestão de leitura - Sénior

|


O LIVRO DO MÊS (MARÇO) - Sugestão de leitura - Júnior

|

 

©2009 ESCOLA SECUNDÁRIA ALVES MARTINS | Template Blue by TNB