Concurso Nacional de Leitura - 2ª Fase

|

                                 

Concurso Nacional de Leitura – 2011.12

2ª fase (fase distrital)

Os alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos) devem ler as duas obras propostas:
O mundo em que vivi, de Ilse Losa
História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda

Os alunos do ensino secundário (10º, 11º e 12º anos) devem ler as duas obras propostas:
O Mandarim, de Eça de Queirós
Crónica de uma morte anunciada, de Gabriel García Márquez

Nota: Por motivos alheios à escola, as obras selecionadas para o 3º ciclo coincidem com as escolhas feitas pela ESAM na 1ª fase do concurso. Assim, os alunos devem reler/estudar essas obras, que constituirão objeto de avaliação.

Esta fase, de nível distrital, terá lugar na Biblioteca Municipal de Tondela, no dia 23 de Abril.

Na terceira fase do concurso participarão os concorrentes apurados nas Finais Distritais. As provas da Final Nacional serão concebidas e organizadas em pelo Júri Nacional em colaboração com a RTP que produzirá o evento e transmitirá a sessão.

Consultar o regulamento do Plano Nacional de Leitura no sítio PNL:



LEITURAS – 3º CICLO

1 – O MUNDO EM QUE VIVI, de Ilse Losa


Relato autobiográfico da infância/adolescência de uma judia, na Alemanha do período entre guerras, e da sua entrada na idade adulta, na fase de ascensão do nazismo.
Este livro constitui um testemunho emocionante das dificuldades vividas pelos judeus numa sociedade prepotente e preconceituosa, onde não existia lugar para a diferença.


Sobre a autora:
Ilse Lieblich Losa, escritora de origem alemã e de ascendência judaica, nasceu em Bauer, na Alemanha, em 1913, e faleceu em Portugal, no Porto, em 2006.
Frequentou o liceu em Osnabruck e Hildesheim e o Instituto Comercial em Hannover. Viu-se obrigada a abandonar a Alemanha, para fugir à perseguição da GESTAPO, refugiando-se em Portugal, onde viria a casar e a reorganizar a sua vida, tendo adquirido nacionalidade portuguesa.
Paralelamente à actividade literária, dedicou-se à tradução e tornou-se colaboradora de revistas e jornais portugueses e alemães.
Recebeu o Grande Prémio da Gulbenkian, em 1984, pela sua obra infanto-juvenil e, em 1998, foi-lhe atribuído o Grande Prémio de Crónica da Associação Portuguesa de Escritores, pela sua obra À Flor do Tempo.

 
2 – HISTÓRIA DE UMA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR, de Luís Sepúlveda


Esta é a história de Zorbas, um gato grande, preto e gordo. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr.
Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático é obrigado a fazer-lhe: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Tudo isto com a ajuda dos seus amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, dado que, como se verá, a tarefa não é fácil, sobretudo para um bando de gatos mais habituados a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a fazer de pais de uma cria de gaivota...
Com a graça de uma fábula e a força de uma parábola, Luis Sepúlveda oferece-nos neste seu livro já clássico uma mensagem de esperança de altíssimo valor literário e poético.


Sobre o autor:
Luis Sepúlveda nasceu em Ovalle, no Chile, em 1949. Da sua vasta obra, toda ela traduzida em Portugal, destacam-se os romances O Velho que Lia Romances de Amor, História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar e A Sombra do que Fomos (Prémio Primavera de Romance, em 2009). Mas Mundo do Fim do Mundo, Nome de Toureiro, Patagónia Express, Encontros de Amor num País em Guerra e Diário de um Killer Sentimental, por exemplo, conquistaram também, em todo o mundo, a admiração de milhões de leitores.



 LEITURAS - ENSINO SECUNDÁRIO

1 - O MANDARIM, de Eça de Queirós

 
Um ser misterioso, que é obviamente o Diabo, propõe a Teodoro um dilema terrível: tocar uma campainha mágica e matar, à distância e de imediato, o riquíssimo Mandarim Ti Chin-Fu, que vivia nos confins da China. Este simples gesto faria dele o herdeiro e senhor de uma imensa fortuna!
Teodoro cede à tentação e torna-se um nababo. Mas o crime, mesmo executado telepaticamente, não compensa...


Sobre o autor:
1845: Em 25 de Novembro, nasce na Póvoa do Varzim José Maria Eça de Queirós. - 1855: Entra como aluno interno no Colégio da Lapa, no Porto. - 1861: Matricula-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. - 1864: Conhece Teófilo Braga. - 1865: Representa no Teatro Académico e conhece Antero de Quental. - 1866: Forma-se em Direito. Instala-se em Lisboa, em casa do pai. Parte para Évora, onde funda e dirige o jornal Distrito de Évora. - 1867: Sai o primeiro número do jornal. Estreia-se no foro. Regressa a Lisboa. -1869: Assiste à inauguração do Canal de Suez. - 1870: É nomeado Administrador do Distrito de Leiria. Com Ramalho Ortigão, escreve O Mistério da Estrada de Sintra. Presta provas para cônsul de 1ª classe, ficando em primeiro lugar. - 1871: Conferências do Casino Lisbonense. - 1872: Cônsul em Havana. - 1873: Visita os Estados Unidos em missão do Ministério dos Negócios Estrangeiros. - 1874: É transferido para Newcastle. - 1876: O Crime do Padre Amaro. - 1878: O Primo Basílio. Escreve A Capital. - 1878: Ocupa o consulado de Bristol. - 1879: Escreve, em França, O Conde de Abranhos. -1880: O Mandarim. - 1883: É eleito sócio correspondente da Academia Real das Ciências. - 1885: Visita em Paris Émile Zola. - 1886: Casa com Emília de Castro Pamplona. - 1887: A Relíquia. - 1888: Cônsul em Paris. Os Maias. - 1889: Assiste ao primeiro jantar dos "Vencidos da Vida". - 1900: A Correspondência de Fradique Mendes. A Ilustre Casa de Ramires. Em 16 de Agosto morre em Paris.


 
2 - CRÓNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA, de Gabriel García Márquez


 Vítima da denúncia falaciosa de uma mulher repudiada na noite de núpcias, o jovem Santiago Nasar foi condenado à morte pelos irmãos da sua hipotética amante, como forma de vingar publicamente a sua honra ultrajada e sob o olhar cúmplice ou impotente da população expectante de uma aldeia colombiana: é esta a história verídica que serve de base a este romance, e que, logo nas suas primeiras linhas, é enunciada.

A capacidade de Gabriel García Márquez em reconstruir um universo possuído pela nostalgia, mágica e encantatória da infância e a sua genial mestria em contar histórias fazem deste romance mais uma das obras-primas que consagraram definitivamente este autor.


Sobre o autor:
Gabriel García Márquez (Aracataca, 6 de março de 1928) é um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra, que entre outros livros inclui o aclamado Cem Anos de Solidão. Foi responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-americana. Viajou muito pela Europa e vive atualmente em Cuba. É pai do cineasta Rodrigo García.
Em 1 de abril de 2009 declarou que se aposentou e não pretende escrever mais livros.

Dia dos Namorados

|

Dia dos Namorados
A biblioteca escolar celebrou o Dia dos Namorados com a divulgação de textos de grandes autores sobre a temática do amor, a par com a exposição de trabalhos realizados pelos alunos na disciplina de Inglês, que emprestaram ao espaço um colorido especial.

Uma escultura para Timor

|

Uma escultura para Timor

O Clube das Artes IIIº Espaço, em parceria com a Biblioteca Escolar, vai realizar uma escultura de grandes dimensões, inspirada na obra do artista eslovaco Matej Kren, cuja criação assenta na escultura com livros.

Este projeto que vive da multiplicação infinita das paredes de livros e da sua ilusão espacial, criada pela presença de espelhos, será instalado no átrio principal da ESAM, para que toda a comunidade escolar o possa apreciar.

Os livros utilizados serão posteriormente enviados para as escolas de Timor.

Assim, solicita-se a todos, a colaboração nesta iniciativa, através da doação de livros e/ou manuais escolares que poderão ser depositados junto à reprografia.

Contamos com o envolvimento de toda a comunidade escolar.



IIIº Espaço

|

IIIº Espaço


O IIIº Espaço é um clube de Artes que, em articulação com a BE/CREAP e os vários organismos da escola, procura realizar um projeto transversal de dinamização cultural e artística da ESAM.

Exerce a sua atividade no Atelier de Artes, às quartas-feiras a partir das 14h.30 e é dinamizado por Ana Lopes e Ana Pereira.

Ao longo do ano, para além da produção artística, serão realizados workshops, debates e exposições.

As inscrições encontram-se abertas a toda a comunidade escolar e podem ser feitas no Atelier das Artes ou na Biblioteca Escolar.

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore

|

Partilhamos com os nossos leitores o pequeno filme The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore (Os fantásticos livros voadores do sr. Morris Lessmore), de William Joyce e Brandon Oldenburg.
Absolutamente fabuloso!
Clique e deixe-se encantar.

O acordo ortográfico (em repetição)

|


A ação de formação O novo acordo ortográfico, que teve lugar no dia 25 de janeiro, será repetida no dia 8 de fevereiro, dando resposta a solicitações da comunidade escolar.
A atividade terá lugar na sala 3.17, pelas 15 horas.

MAIS NOVIDADES DA BECREAP

|

A BECREAP continua a divulgar algumas das suas novas aquisições.

LIVROS



FILMES

D. Quixote em versão portuguesa

|



Integrada nas atividades do Fiaval, teve lugar no passado dia 31 de janeiro, na BE/CREAP, a apresentação aos alunos do livro O meu primeiro D.Quixote, da autoria de Alice Vieira e inspirado na mais célebre obra do grande Cervantes, D.Quixote de la Mancha.
A leitura expressiva da obra foi feita pela professora Marta Esteves (também partilhada pela professora Paula Nogueira e pela aluna Beatriz Infante) e teve como público-alvo os alunos do 7ºano da turma B.
Foi um momento de intimidade literária em que os alunos, num ambiente acolhedor e informal, entraram suavemente no universo ficcional de um dos grandes vultos da literatura castelhana e ficaram a conhecer as fantásticas aventuras do visionário e encantador Dom Quixote e do seu pragmático companheiro, Sancho Pança.

O FILME DO MÊS (FEVEREIRO) - SUGESTÃO CINEMATOGRÁFICA

|













http://noticias.uol.com.br/licaodecasa/materias_klick/biografia/0,5387,73-biografia-9,00.jhtm

O LIVRO DO MÊS (FEVEREIRO) - Sugestão de leitura - Sénior

|





















O LIVRO DO MÊS (FEVEREIRO) - Sugestão de leitura - Junior/Sénior

|
















 

©2009 ESCOLA SECUNDÁRIA ALVES MARTINS | Template Blue by TNB