Bruno escreve a Martin

|

Acho-Vil, 13 de Julho de 1940

Caro Martin,

Como é que estás? O que é que andas a fazer? Estou cheio de saudades.
Com esta carta quero recordar os bons velhos tempos que estivemos em conjunto com o Karl e o Daniel e quero explicar-te como é a minha vida aqui.

Sinto-me muito sozinho e preciso da tua companhia e da dos outros. Aqui não se faz nada! A coisa mais emocionante que fiz, foi construir um baloiço, mas quando me estava a baloiçar pela terceira vez, caí e magoei o joelho. Mas não te preocupes, o Pavel ajudou-me logo. Caso não saibas quem é o Pavel, é o novo criado que vem cá a casa cortar os legumes e usa um estranho “pijama às riscas”.
Já agora que estou a falar em “pijamas às riscas”, ele não é o único a usá-los. Há também crianças que os têm vestido. Mas os meus pais não me deixam brincar com elas. Dizem que não são pessoas.
Digo-te e repito, tenho muitas, mas mesmo muitas saudades das nossas brincadeiras. Fingirmos que éramos pilotos de aviões, no caminho entre a escola e as nossas casas. Brincarmos às pistolas na minha casa antiga.
Ah! A minha antiga casa, era muito, mas muito melhor que esta. E o meu corrimão. Ah! Esta nem se quer tem um.
Além disso, desde que cá chegámos a minha irmã anda um pouco estranha. Ela continua insuportável, mas desde que começámos a ter aulas particulares ela deixou as suas bonecas assustadoras e trocou-as por posters de soldados do meu pai e quintas como a que vejo da minha janela.
Espero que consigas imaginar como são as coisas por aqui com esta longa descrição.
É com um grande abraço que me despeço e espero que me respondas o mais brevemente para saber como andas.

Um abraço,

Bruno

PS.1: Uma manhã o meu pai teve uma reunião, no seu escritório, com alguns soldados, que mostrava um filme com a vida na quinta onde vivem as pessoas com os “pijamas às riscas”. Como gostei, parto agora para lá para uma nova aventura.

PS.2: Manda comprimentos aos outros.
 Diogo Mendonça nº10 8ºA Maria Amado nº20 8ºA

Atribuir novos significados aos ambientes, urbano, escolar e familiar.

|

Listening to Stories


A turma Q do 12º ano, na disciplina de Oficina de Multimédia B, da Escola Secundária Alves Martins, orientados pela Professora Ana Teresa Soares, realizaram as suas criações em video, procurando atribuir novos significados aos ambientes, urbano, escolar e familiar, assim como reflectir sobre a produção artística actual.
A apresentação dos seus projectos vídeo, vai ter lugar na Fnac de Viseu, no dia 4 de Junho pelas 17 horas.

Foto de Edna Loureiro

“MISS DA QUINTA” - Novas aventuras da galinha Fernanda

|

Casos da Vida


Este diálogo passa-se entre duas personagens: a galinha Fernanda, que era uma jornalista muito conhecida a nível mundial, e o Dr. Junqueira, que era um médico bastante conhecido pelo seu grande “olho” pela medicina e que era um cirurgião plástico.
A Fernanda foi entrevistar o médico. - Olá, Dr. Junqueira! Quer entrar no meu programa? “Os conhecidos do mundo”?
- Olá Fernanda! Gostava muito de entrar no seu programa. Era um privilégio fazer parte de um projecto seu. - Muita obrigada! Também vai ser um privilégio. Mas agora vamos ao trabalho. Vamos começar com umas perguntas simples. - Tudo bem. Vamos a elas. - disse o Dr. Junqueira. - Porque é que escolheu esta profissão? Porque se ganha muito bem ou porque gosta do que faz? - Vou contar-lhe uma história interessante. A minha mãe sempre quis que eu fosse presidente da república, mas, quando chegou a altura de escolher fui para medicina, onde descobri a área da cirurgia plástica, que me fascinou. - Muito bem. Próxima pergunta: é casado? - Não, não sou. - Outra pergunta. Mistura casos pessoais com casos profissionais? Não me minta…
- Por vezes caio em tentação. Passados uns instantes ouve-se um telemóvel: - COCOROCOCO! COCOROCOCO! ... - Desculpe, Doutor. É o meu telemóvel – exclamou a galinha. - Estou? O quê? Ah? A sério? Estou a caminho. - Desculpe Doutor a minha mãe tem um problema. Podemos continuar noutro dia? – disse a galinha apressada. - Sim, não há problema. - Adeus, Doutor. Quando chegou a casa, deparou-se com a mãe no chão, com uma fractura na cabeça, então não hesitou e começa a ligar para o 112. Passada uma semana…
A galinha preparou um MILHO AO MOLHO PARDO, mas escorrega na casca de banana que tinha comido antes, e a comida acabada de fazer (quente) cai-lhe na face.Ficando queimada, desmaia logo nesse momento.
Quando acordou, tinha muitas queimaduras e dirige-se ao gabinete do Dr. Junqueira.
- Doutor, faça-me uma plástica!
O Dr. Junqueira não pensa, e dirige-se ao bloco operatório para fazer a operação.
Passado 7 horas…
A galinha tinha uma nova cara, mais bonita. A cirurgia tinha sido um sucesso, pois parecia-se com a Angelina Jolie. - Obrigado, Doutor, pelo seu profissionalismo.
Quando chega à sua quinta, repara que está a decorrer um desfile… Assim que os outros animais a vêem, dão-lhe logo a fita de “MISS DA QUINTA”.
Então ela dedicou-se ao mundo da moda, deixando o jornalismo para atras!


Francisco Simões, n.º 7
Henrique Azevedo, n.º 17

Ainda a propósito de «O Menino no Espelho», escreve a Fabiana

|

Num dia cheio de alegria e de sol a brilhar pelo mundo, o Dr. Junqueira decide ir a casa da dona da galinha Fernanda.
Ao chegar, olhou para a galinha Fernanda e exclamou:
- Que galinha apetitosa! No forno vai ficar uma maravilha!
A Fernanda ficou assustada e gritou:
- Não me comas, por favor! A minha família morreu da mesma maneira.
O Dr. Junqueira pensou que devia estar doido por ouvir uma galinha a falar.
Foi-se depois de combinar o dia seguinte a mando do Dr. Junqueira, pois tinha-se lembrado que marcara uma reunião muito importante com um negociador para aquele dia.
A sua reunião tinha corrido pessimamente, pois ele só tinha cabeça para pensar na galinha Fernanda. Após a reunião foi para casa exausto dormir. Então, naquela noite, sonhou que era uma galinha e que estava a ser colocada no forno pela família da Fernanda e gritou:
- Por favor não me comas!
E o pai da Fernanda exclamou:
- Pois, pois.. Achas que nós te iriamos tirar daí mesmo depois daquilo que tu nos fizeste? Se queres sair daí tens que nos prometer que vais salvar a Fernanda e nunca mais comer galinha.
O Dr. Junqueira ao ver-se na posição da galinha Fernanda prometeu:
- Ok! Eu nunca mais me atrevo a comer galinha!
Logo de seguida o Dr. Junqueira acorda enjoado só de pensar que tem de comer a Fernanda ao almoço, mas lembrou-se do seu sonho e vestiu-se apressadamente para tentar salvá-la. Pegou no carro e acelerou, para chegar antes que a Alzira fizesse dela um picadinho.
Assim que chegou, correu para a cozinha e viu a D. Alzira quase a cortar as goelas á Fernanda e gritou:
- Não! Não cometa esse crime!
Alzira, ao ouvi-lo, parou e perguntou:
- Sente-se bem Dr. Junqueira? A sua comida preferida é galinha no forno!
O Dr. Junqueira muito atrapalhado responde:
- Que disparate! Eu odeio galinha! façam antes outra coisa, para o almoço!
E foi assim que a D. Alzira logo de seguida largou a galinha e foi tratar de fazer outra coisa!
No final do almoço o Dr. Junqueira comprou a Fernanda aos seus donos e ela ficou-lhe grata para sempre e claro que ficou a ser a sua melhor amiga.Nunca mais comeu galinha na sua vida!

Fabiana nº 5 7ºB

Novidade!

|

O "Papalagui" - ou seja o Branco, o Senhor - é este o nome dados aos discursos do chefe de tribo de Tuiavii de Tiavéa, nos mares do Sul.


Tuiavii nunca teve intenção de publicar esses discursos na Europa, nem sequer de os mandar imprimir; destinavam-se unicamente aos seus compatriotas polinésios. Se eu, apesar disso, transmito aos leitores europeus os discursos desse indígena, sem que ele o saiba e certamente contra sua vontade, é porque estou convencido de que nos vale a pena, a nós, homens brancos e esclarecidos, ter conhecimento do modo como um indivíduo ainda intimamente ligado à natureza nos vê a nós e à nossa cultura. Através dos seus olhos descobrimos a nossa própria imagem, e isso com uma simplicidade que já perdemos. Os leitores particularmente fanáticos da nossa civilização irão decerto achar a sua maneira ver ingénua, e até mesmo pueril, ou parva; no entanto, mais do que uma frase de Tuiavii deixará pensativo o leitor mais modesto, pois a sabedoria de Tuiavii não emana de um saber erudito, mas é mais uma inocência de fonte divina."
http://www.wook.pt/ficha/o-papalagui/a/id/99442

E o vencedor do 4º Volume do BiblioFilmes, na categoria « Vídeo da Biblioteca Escolar» é ...

|

BOOK DOMINATION.

da autoria do 12ºQ da Escola Secundária Alves Martins, Viseu, no âmbito da disciplina de Oficina de Multimédia B, com a colaboração da equipa do BE CREAP

 

©2009 ESCOLA SECUNDÁRIA ALVES MARTINS | Template Blue by TNB