Halloween

|

Projecto de Articulação Curricular

|


BOYNE, John (2008). O Rapaz do Pijama às Riscas. Edições ASA. ISBN: 9789724153575

Projecto de articulação curricular - 8º ano - Língua portuguesa, Educação visual, Formação cívica, Área de projecto, Estudo acompanhado e BECREAP

Justificação
A leitura é fonte de conhecimento. Nela desenvolvemos e afirmamos o gosto estético, através dela aprendemos a melhor nos exprimirmos, por ela criamos imagens do mundo com implicações directas no que somos (Lage, 2008). A proposta de projecto: O Bichinho da Leitura: ler para ser visa propor a leitura de texto literário sobre a temática do Holocausto, convocando conteúdos e orientações metodológicas de diferentes disciplinas e ACND para a consecução das actividades propostas. Com a integração neste projecto de recursos da Web 2.0, pensa-se ir ao encontro dos interesses dos adolescentes a que se destina o projecto, ao mesmo tempo que se pretende que desenvolvam competências tecnológicas, digitais e de informação em contexto educativo.

Contextualização
O presente projecto, com os objectivos abaixo elencados, insere-se nos domínios A e B do Plano de Acção da BE/CREAP para o quadriénio 2009- 2013, que, por sua vez, está alinhado com os objectivos priorizados no Projecto Educativo da Escola. Esta proposta está alicerçada em práticas continuadas de desenvolvimento de hábitos de leitura e escrita, levadas a cabo pela equipa da BE, em articulação com professores de diferentes áreas do saber. É nossa convicção que esta colaboração potencia olhares diversificados sobre a obra literária e ajuda a aprofundar o diálogo entre o leitor e o texto.
Objectivos
▪ Promover o gosto pela leitura em todos os ambientes.
▪ Incrementar o diálogo entre os jovens incentivando-os à leitura.
▪ Implementar a praxis da escrita expressiva e lúdica.
▪ Reforçar o trabalho em articulação com o currículo das diferentes disciplinas, permitindo a transferência de saberes.
▪ Proporcionar interacções criativas com o texto.
▪ Fomentar a utilização de ferramentas da Web 2.0 em algumas actividades deste projecto.
▪ Promover valores de tolerância e solidariedade.
▪ Contribuir para o exercício de uma cidadania responsável, transmitindo valores ligados ao respeito pelo trabalho criativo.
  Com este projecto pretende-se desenvolver nos alunos do 3º ciclo competências nas diferentes literacias, promover o gosto pela leitura e a escrita criativa, em articulação com o currículo. As ferramentas da Web 2.0 são utilizadas , não só como recursos, mas também como uma estratégia pedagógica, permitindo o trabalho em colaboração, encorajando a publicação de um produto criativo e original, possibilitando a partilha em ambiente digital-global .
Ver texto completo em My ebook

Dia Internacional da Biblioteca Escolar

|

Balões de Palavras




Citando os alunos

Quando embarco numa viagem de palavras, navegando por sonhos e ilusões, por caminhos incertos e destinos desconhecidos, procuro descobrir mais do que sei. Chegando ao fim do livro, desperto os meus sentidos e sinto uma enorme saudade do que vivi.
 Inês (10ºI)

Formação PORDATA

|

A PORDATA é um serviço público de informação estatística criado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e está à disposição de todos os interessados.

 
O Pedro (11º C), o António José (11º C), a Ema (12º N) e a Ana Rita (12º N), alunos da Escola Secundária Alves Martins, estiveram hoje na E.S. Viriato onde  participaram numa sessão de formação sobre a base de dados PORDATA. O objectivo desta formação, que está a ser replicada em várias bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escoares , é apresentar esta base de dados sobre Potugal contemporâneo: o que é, como está organizada e como se consulta. Estes alunos serão co-formadores, nas suas turmas e na biblioteca, conjuntamente com a professora bibliotecária,  por forma a divulgarem a utilização desta base de dados na construção de conhecimento.
    A equipa da BECREAP da ESAM, congratula-se com esta parceria e agradece ao formador Dr. Bernardo Gaivão.


      [Disponível em:] http://www.pordata.pt/

It's a book!

|

25 de Outubro de 2010

|

De acordo com os objectivos delineados pela International Association of School Librarianship (IASL), a Rede de Bibliotecas Escolares resolveu declarar o dia 25 de Outubro, como o Dia da Biblioteca Escolar, este ano dedicado ao tema
Diversidade  Desafio  Mudança,
tudo isto na Biblioteca Escolar.

No âmbito desta celebração , a  BECREAP vai , muito brevemente, lançar projectos e promover eventos, em parceria com alunos e professores . Fique atento!

A ESAM no dealbar da República

|

No dia 4 de Outubro, a Escola Secundária Alves Martins  associou-se às comemorações  do Centenário da Implantação da República. O tema proposto "A ESAM no dealbar da República" foi desenvolvido numa palestra e numa exposição.  Com  este trabalho relembraram-se as principais acções/realizações e alguns dos grandes protagonista da Escola, num dos momentos marcantes da História Nacional - o ano lectivo de 1910-1911.

Comemorações da Implantação da República na Escola Secundária Alves Martins em VISEU

|

A Escola Secundária Alves Martins é uma das…

100 Escolas para a REPÚBLICA

No quadro de reafirmação dos valores educativos que estão associados à herança histórica da I República e do Republicanismo, a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, em parceria com o Ministério da Educação, promove a inauguração simultânea, à escala nacional, de novas escolas e centros escolares, ou da sua requalificação, no dia 5 de Outubro de 2010, às 12 horas.


 

©2009 ESCOLA SECUNDÁRIA ALVES MARTINS | Template Blue by TNB