Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura

|







CONCURSO NACIONAL DE LEITURA (2ª Fase)
(Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, Mangualde)

Obras selecionadas para o 3º ciclo


Título: Os Olhos de Ana Marta
Autora:Alice Vieira (Biografia)
Editora: Caminho


"Os Olhos de Ana Marta " é classificado por alguns críticos como o melhor romance de Alice Vieira, pela construção das personagens, a estrutura narrativa e a concepção da história, que por vezes lembra uma misteriosa história policial. A mãe de Marta (a protagonista, de 11 anos) não quer que lhe chamem mãe. A casa tem muitos quartos misteriosamente fechados. Marta sente nas paredes dois olhos que a seguem. Página a página, o segredo vai-se desvendando, e Marta consegue conquistar o coração da mãe.
in  http://html.editorial-caminho.pt/show_produto__q1area_--_3Dcatalogo__--_3D_obj_--_3D35154__q236__q30__q41__q5.htm


Título: O Hobbit
Autor:J.R.R. Tolkien (Biografia)
Editora: Europa-América


A história narra uma longa e perigosa viagem de Bilbo Bolseiro, um hobbit que gosta de uma vida confortável, sem ambição. Porém, o seu pacato quotidiano é perturbado quando o feiticeiro Gandalf e uma companhia de anões o levam numa aventura até à Montanha Solitária, em busca do tesouro roubado pelo dragão Smaug. Entre as peripécias vividas por Bilbo contam-se encontros com trolls, duendes, anões, elfos, aranhas gigantes e conversas com o dragão.

Esta obra deu origem a O Senhor dos Anéis.







Obras seleccionadas para os alunos do Ensino Secundário

Título: Drácula
Autor: Bram Stoker (Biografia)
Editora: Europa-América

Vampiros, lobisomens e outras figuras demoníacas, podem ser encontradas no folclore europeu ao longo de vários séculos de histórias e crenças populares. Partindo desta panóplia de lendas e mitos, Bram Stoker escreve Drácula, um dos melhores clássicos de terror de sempre.
Como inspiração para vampiro escolheu Vlad Tepes III, o Empalador, um nobre da Transilvânia conhecido pela sua cultura, inteligência, mas, acima de tudo, pela sua crueldade. Stoker prolonga os feitos da personagem além morte, fazendo com que esta encarne um vampiro com estranhos poderes sobrenaturais.


No limiar entre a superstição e a ciência, entre o moderno e o tradicional, é visível este confronto que teve lugar na época vitoriana.

in  http://acrisalves.wordpress.com/2006/10/16/dracula-bram-stoker/


Título: Mea Culpa! 
Autor: E.S. Tgino (Biografia)

Editora: Camões & Companhia
Ver entrevista com o escritor aqui

Um verdadeiro contador de histórias como hoje é raro encontrar.


No final dos anos sessenta, numa pequena cidade costeira do Oeste, onde as neblinas e a ventania definem a geografia agreste do lugar, um grupo de jovens que aspira a ser a próxima geração de pessoas importantes da terra, e uma encantadora adolescente, que a todos seduz, estão no centro de uma brincadeira de mau gosto que redunda em tragédia.


É a história dos Paralta, uma saga familiar, desde o século XVI até aos nosso dias, que ajuda a compreender, quarenta anos mais tarde, como essa quase inocente brincadeira trágica foi, afinal, um crime quase perfeito.


Estes são os ingredientes com que se tece o novo romance de E. S. Tagino, Mea Culpa!, Prémio Paul Harris 2007: uma história feita de silêncios e segredos, de incomunicabilidade e equívocos e, principalmente, de muita culpa. À boa maneira dos livros policiais, prende-nos pela sua trama e surpreende-nos com o seu inesperado desenlance.
in http://www.saidadeemergencia.com/index.php?page=Books.BookView&book_id=490



Boas Leituras! Boas Leituras! Boas Leituras! Boas Leituras!



















0 comentários:

 

©2009 ESCOLA SECUNDÁRIA ALVES MARTINS | Template Blue by TNB